Dia 25 de Maio, foi o dia escolhido para a 3ª Marcha Internacional Contra a Monsanto. Mais de 400 diferentes marchas, incluindo a África, Ásia, Europa, América do Norte, Central, do Sul e, representando o Brasil, no Rio de Janeiro.
Mas por que a marcham contra a Monsanto?
- Pesquisas mostraram que o alimento geneticamente modificado da Monsanto pode levar a sérios problemas de saúde, tal como o desenvolvimento de tumores cancerígenos, infertilidade e defeitos de nascença.
- Nos EUA, o FDA, a agência que tem a tarefa de garantir a segurança do alimento da população, está misturada com ex executivos da Monsanto, e por isso, os manifestantes sentem que é um questionável conflito de interesses e explica a falta de iniciativa do governo para a pesquisa de longo termo dos efeitos dos alimentos transgênicos.
- Recentemente, o congresso estadunidense e o presidente, aprovaram coletivamente o “Ato de Proteção A Monsanto” que, entre outras coisas, impede as cortes de impedir a venda das sementes alteradas da Monsanto.
- Por muito tempo, Monsanto tem sido o beneficiário de subsídios coorporativos e favoritismo politico. Pequenos produtores e produtores de orgânicos têm sofrido as perdas enquanto a Monsanto continua a forjar seu monopólio sobre o abastecimento de comida no mundo, incluindo o direito a patentes sobre as sementes e constituição genética.
- As sementes transgênicas são prejudiciais ao meio-ambiente; por exemplo, cientistas tem apontado para elas a causa do colapso das colônias de abelhas por todo o mundo.
A solução defendida por eles?
- Votar com seu dinheiro, comprando apenas orgânico e boicotando as companhias pertencentes à Monsanto que usam transgênicos em seus produtos.
- Rotulando os transgênicos para que os consumidores possam tomar decisões bem informadas com mais facilidade.
- Revogar provisões relevantes do “Ato de Proteção a Monsanto” dos EUA.
- Pedindo por pesquisas cientificas mais esclarecedoras nos efeitos dos transgênicos para a saúde.
- Transformando os executivos e políticos apoiadores da Monsanto em responsáveis em formas diretas de comunicação, jornalismo de base, media social, etc.
- Continuar informando ao público sobre os segredos da Monsanto.
- Levando pessoas às ruas para mostrar ao mundo e à Monsanto que não aceitaremos injustiças sem protestar.
O famoso grupo de hackers, Anonymous (internacional) hackeou os sites da Monsanto, Bayer, entre outros.
Opinião Deste Blogger
Nestes momentos de tumulto e confusão, voltamos aos mesmos princípios que nossos antepassados defendiam com tanta sabedoria. Precisamos de que um povo bem educado e informado, saiba que sua força não se limita a representação partidária, que às vezes as grandes empresas com seus ambiciosos interesses vão encontrar uma maneira de burlar certas leis e manipular outras em seu favor. Aí me lembro da solução encontrada por Gandhi, que fez a gigante Inglaterra se curvar diante de suas reivindicações e declarar a Índia estado soberano; nacionalismo, apoio aos pequenos produtores e comerciantes locais, subsistência, sustentabilidade.
Acredito que o futuro da humanidade não recairá nas mãos das grandes empresas que nos fornecerão comida e bens de consumo, mas que com uma jornada de trabalho justa e com melhor qualidade de vida, seremos responsáveis por produzir, em nossas casas, grande parte do que consumimos. E em equilíbrio com nosso lar, nosso planeta, triunfaremos no topo da cadeia evolutiva, mas não por subjulgar as outras espécies, e sim, por melhor nos adaptarmos ao nosso planeta.