Levante Informativo

Democracia de informações

Marcha contra a Monsanto

Deixe um comentário

Imagem

 

Dia 25 de Maio, foi o dia escolhido para a 3ª Marcha Internacional Contra a Monsanto. Mais de 400 diferentes marchas, incluindo a África, Ásia, Europa, América do Norte, Central, do Sul e, representando o Brasil, no Rio de Janeiro.

Imagem

Mas por que a marcham contra a Monsanto?

  • Pesquisas mostraram que o alimento geneticamente modificado da Monsanto pode levar a sérios problemas de saúde, tal como o desenvolvimento de tumores cancerígenos, infertilidade e defeitos de nascença.
  • Nos EUA, o FDA, a agência que tem a tarefa de garantir a segurança do alimento da população, está misturada com ex executivos da Monsanto, e por isso, os manifestantes sentem que é um questionável conflito de interesses e explica a falta de iniciativa do governo para a pesquisa de longo termo dos efeitos dos alimentos transgênicos.
  • Recentemente, o congresso estadunidense e o presidente, aprovaram coletivamente o “Ato de Proteção A Monsanto” que, entre outras coisas, impede as cortes de impedir a venda das sementes alteradas da Monsanto.
  • Por muito tempo, Monsanto tem sido o beneficiário de subsídios coorporativos e favoritismo politico. Pequenos produtores e produtores de orgânicos têm sofrido as perdas enquanto a Monsanto continua a forjar seu monopólio sobre o abastecimento de comida no mundo, incluindo o direito a patentes sobre as sementes e constituição genética.
  • As sementes transgênicas são prejudiciais ao meio-ambiente; por exemplo, cientistas tem apontado para elas a causa do colapso das colônias de abelhas por todo o mundo.

A solução defendida por eles?

  • Votar com seu dinheiro, comprando apenas orgânico e boicotando as companhias pertencentes à Monsanto que usam transgênicos em seus produtos.
  • Rotulando os transgênicos para que os consumidores possam tomar decisões bem informadas com mais facilidade.
  • Revogar provisões relevantes do “Ato de Proteção a Monsanto” dos EUA.
  • Pedindo por pesquisas cientificas mais esclarecedoras nos efeitos dos transgênicos para a saúde.
  • Transformando os executivos e políticos apoiadores da Monsanto em responsáveis em formas diretas de comunicação, jornalismo de base, media social, etc.
  • Continuar informando ao público sobre os segredos da Monsanto.
  • Levando pessoas às ruas para mostrar ao mundo e à Monsanto que não aceitaremos injustiças sem protestar.

O famoso grupo de hackers, Anonymous (internacional) hackeou os sites da Monsanto, Bayer, entre outros.

Imagem                                                                                                  Imagem

 

Opinião Deste Blogger

Nestes momentos de tumulto e confusão, voltamos aos mesmos princípios que nossos antepassados defendiam com tanta sabedoria. Precisamos de que um povo bem educado e informado, saiba que sua força não se limita a representação partidária, que às vezes as grandes empresas com seus ambiciosos interesses vão encontrar uma maneira de burlar certas leis e manipular outras em seu favor. Aí me lembro da solução encontrada por Gandhi, que fez a gigante Inglaterra se curvar diante de suas reivindicações e declarar a Índia estado soberano; nacionalismo, apoio aos pequenos produtores e comerciantes locais, subsistência, sustentabilidade.

Acredito que o futuro da humanidade não recairá nas mãos das grandes empresas que nos fornecerão comida e bens de consumo, mas que com uma jornada de trabalho justa e com melhor qualidade de vida, seremos responsáveis por produzir, em nossas casas, grande parte do que consumimos. E em equilíbrio com nosso lar, nosso planeta, triunfaremos no topo da cadeia evolutiva, mas não por subjulgar as outras espécies, e sim, por melhor nos adaptarmos ao nosso planeta.

Imagem

Anúncios

Autor: Levante Informativo

Temos como proposta trazer notícias em primeira mão, com o mínimo de filtro e parcialidade. Objetivando o debate e a educação por um mundo melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s