Levante Informativo

Democracia de informações

Estudo mostra novos benefícios do jejum

Deixe um comentário

Jejum

O jejum é um método fácil, comumente usado para se perder peso, mas o este poderia também ajudar o corpo a curar doenças. Abster-se de comida por, pelo menos, dois dias pode regenerar o sistema imunológico, auxiliando no combate a infecções, de acordo com novo estudo.

Cientistas da University of Southern California afirmou que as novas decobertas poderiam ter maiores implicações para os idosos sofrendo devido a um sistema imunológico debilitado tais quais os pacientes de câncer.

Pesquisadores testaram os efeitos do jejum  de dois a quatro dias em um contexto de seis meses em camundogos e humanos. Em ambos os casos, longos períodos de abstenção de comida, diminuiu significativamente a contagem de leucócitos. E nas cobaias, cada ciclo de jejum “acionou um interruptor regenerativo” que iniciou o processo de regeneração das células tronco, criando novos leucócitos e, dessa forma, renovando o sistema de defesa do corpo.

Valter Longo, Professor de Gerontologia e de Ciências Biológicas na University of Southern California, afirmou: “ É o gatilho para as células tronco começarem a proliferar-se e reconstruir todo o sistema imunológico. E a melhor notícia é que o corpo descartou as partes do sistema que poderiam estar danificadas ou velhas, as partes ineficientes foram eliminadas durante o jejum”.

Ele ainda disse: “Agora, se você começa com um sistema severamente prejudicado por quimioterapia, ou idade avançada, ciclos de jejum podem gerar, literalmente, um novo sistema imunológico”.

O estudo também achou que o ato de jejuar reduz os níveis de enzima PKA (quinase a), um efeito que é conhecido por aumentar a longevidade em organismos simples; também reduz os níveis do hormônio IGF-1, que foi conectado ao processo de envelhecimento, aumento de tumores e risco de câncer.

Em adição aos estudos previamente citados, um estudo piloto descobriu que jejuar pelo período de 72 horas antes da quimioterapia, protegeu os pacientes contra a toxicidade do tratamento. “Enquanto a quimioterapia salva vidas, também causa danos colaterais bem significantes ao sistema imunológico. Os resultados do estudo sugerem que jejuar pode mitigar alguns dos efeitos maléficos da quimioterapia”, afirmou Tanya Dorff, professora assistente de medicina clínica da University of Southern California.

“Mais estudos clínicos são necessários, e tal intervenção na dieta deveria ser feita apenas sob a observação de um clínico”.

 

Fonte:

http://www.healthy-holistic-living.com/fasting-two-days-regenerate-immune-system-according-research.html#

Autor: Levante Informativo

Temos como proposta trazer notícias em primeira mão, com o mínimo de filtro e parcialidade. Objetivando o debate e a educação por um mundo melhor.

Deixe um comentário